fbpx
9 dicas digitais para empreender

9 dicas digitais para empreender

Muita gente decidiu se tornar um empreendedor a fim de ajustar a renda com uma atividade extra ou até fazer dessa atividade a sua principal renda. Porém, é necessário estar ciente das dificuldades de ter sucesso. Faça da tecnologia uma boa aliada e fiel escudeira para potencializar a sua forma de empreender.

9 dicas para empreender digitalmente

1- Foque no produto antes de investir

O investimento em mídias sociais e outras ferramentas digitais deve vir depois de se construir um produto viável e eficiente. Isso lhe dará mais segurança nas negociações.

2- Exemplos mais concretos servem de inspiração

Analise as experiências de outros empreendedores do ramo. Saiba que Facebook, Uber e Twitter são exceções e não regra. Crie um plano de negócios, e entenda que o valor de uma empresa vai além do seu potencial, agregando a sustentabilidade.

3-Não espere pela plataforma perfeita

Use o que está ao seu alcance no momento, não espere pela plataforma perfeita para começar, pois ela não existe. Implante melhorias continuamente e se você não tem dinheiro para começar, prefira ferramentas gratuitas.

4- Teste seu modelo de negócio

Não é por que seu negócio é digital, que ele dará certo mais facilmente. Para não contar com a sorte, teste-o exaustivamente. Critique-se e ouça críticas de quem entende mais, vá para a rua ver como as pessoas o utilizam, colha feedbacks e desenvolva melhor a partir disso. Não adianta criar algo muito inovador digitalmente, se as pessoas não se dispuserem a usar.

5- Tenha uma vantagem competitiva

Seu negócio precisa ter uma vantagem competitiva. Segundo especialistas, o serviço online precisa oferecer algum benefício melhor que os concorrentes e você precisa comunicar isso. O consumidor online valoriza quando há entrega do benefício de forma mais relevante nesse ambiente.

6- Foque em um público específico

É importante saber que, mesmo a quantidade de pessoas online seja incrível, seu negócio não é uma rede social, para “abraçar” todas elas. Nenhum produto supre a necessidade de todos, portanto, foque em um público específico, cada um tem um comportamento, cultura e linguagem e aprender a se comunicar com o público-alvo é fundamental para fidelização.

7- Crescer não é tudo

Para Alex Todres, sócio fundador da Viajanet, no meio online é muito fácil o empreendedor se perder ao focar apenas no crescimento da empresa. Nem tudo é crescimento e em muitos momentos é melhor abrir mão desse crescimento para ter uma melhor rentabilidade.

8- Consiga bons mentores

Uma das grandes dificuldades dos negócios digitais é o fato de eles crescerem rapidamente e isso vai fazer com que você se depare com inúmeros desafios nesta fase inicial. Qualquer erro pode custar muito mais dinheiro e esforço para repará-lo. Então, encontrar mentores experientes é uma atitude inteligente, pois a experiência deles será fundamental para guiar o empreendimento em situações difíceis.

9- Nem tudo será  automatizado

A parte manual fará parte da sua rotina, mesmo para um negócio online e principalmente no início.

10- Assine contratos digitais

Os Contratos digitais estão cada vez mais presentes na rotina dos empreendedores, isso porque, documentos elaborados eletronicamente podem ser assinados a partir de um Certificado Digital pelo computador, smartphones ou tablet, garantindo assim a sua validade jurídica.

Deixe uma resposta

Fechar Menu